A primeira casa foi inaugurada em 11 dezembro de 1971 na cidade de Indaial, Santa Catarina, pelos sócios e irmãos José Ataliba e Darci Petters. Na época uma construção de madeira, era o ponto de parada pelas pessoas que transitavam na BR 470. Até hoje encontramos clientes que têm uma história para contar dos viveiros de passarinhos, das inovações feitas no espeto corrido, como o coraçãozinho de frango, o lombinho com queijo, a picanha com corte diferente, o sal temperado.
O Ataliba foi o precursor do espeto corrido em Santa Catarina e abriu franquias por todo o estado.
A nova casa em alvenaria foi inaugurada dia 6 de setembro de 1991. O estilo germânico foi escolhido para homenagear a cultura alemã, que é forte nesta região.
Nessa casa, foram utilizados 16m3 de madeira Itaúba nas tesouras, terças, ripas e forro. O ambiente interno remete a lembranças de construções do interior da Alemanha, a madeira e o tijolinho aparente trazem aconchego ao ambiente.
Foi construída em “L” ao redor da construção antiga porque o dinheiro para a construção vinha do trabalho gerado pelo “espeto corrido”.
As instalações hidrossanitárias e elétricas foram bem dimensionadas para atender, além da churrascaria, uma cozinha industrial.
Hoje, existem 4 serviços diferenciados: o espeto corrido, o buffet à quilo, a pizzaria e a cozinha industrial.