Ainda é cedo para sabermos quais serão os impactos deste momento histórico, porém, sabemos que restaurantes, bares, cafés e outros serviços de alimentação precisarão se reinventar.
Com as restrições em função do distanciamento, torna-se vital explorar novos modelos para suprir a queda das vendas no salão, já que, alguns restaurantes estão reabrindo com apenas 30% ou 50% da capacidade máxima.
Inovar e desenvolver novos formatos de entrega e ampliar canais de distribuição já são pontos fundamentais para a adaptação ao novo momento do “food service”. Para suprir a queda das vendas, os estabelecimentos de alimentação podem:
1. Elaborar ofertas para atender diferentes momentos do dia com uma variedade de produtos para café da manhã, almoço, lanche e jantar;
2. Integrar os canais tradicionais de vendas com os canais digitais;
3. Atualizar o cardápio e oferecer os mesmos produtos para venda e consumo no salão, para levar e entregar;
4. Cadastrar-se em plataformas digitais como iFood e Rappi. Estas plataformas podem trazer novos clientes para o seu negócio;
5. Revisar o cardápio para torná-lo mais enxuto e focado nos produtos preferidos dos clientes e que mais vendiam antes da crise. Isso reduz o custo de itens com “menor giro”;
6. Promover um cardápio com refeições:
- Quentes e Frias
- Prontas para Consumo
- Embaladas individualmente ou em formato de combos
- Perfeitamente protegidas
- Expostas de modo que seja necessário pouco contato físico
Lembre-se: É muito importante comunicar e deixar visível aos consumidores todas as ações realizadas pelo estabelecimento em termos de cuidados e precauções. Esta comunicação transmite segurança aos clientes para consumo.
Para que os estabelecimentos de alimentação tenham sucesso na hora de inovar os formatos de apresentação e entrega dos produtos e, ainda, consigam ampliar os canais de venda, é indicado a montagem de uma estrutura com vitrines abertas para a exposição e conservação dos alimentos embalados, sejam eles quentes ou frios. Este layout permite atender diferentes tipos de serviços com uma única estrutura, possibilitando aos clientes:
- Pegarem os alimentos expostos para consumir no próprio local;
- Selecionarem e levarem os alimentos para que sejam consumidos em outro ambiente;
A estrutura com vitrines abertas permitem, também, que os funcionários separarem as entregas, tudo a partir de um mesmo local. Os restaurantes, bares, cafés e outros estabelecimentos conseguirão desenvolver diferentes opções de serviços, como:
Publicado originalmente:
allkit.com.br